Início > Artigos > Anquanto La Lhéngua Fur Cantada

Anquanto La Lhéngua Fur Cantada


Anquanto La Lhéngua Fur Cantada (João Botelho)O mais recente trabalho do realizador João Botelho, Anquanto La Lhéngua Fur Cantada, tem estreia marcada no PANORAMA – 7ª Mostra do Documentário Português, no dia 4 de Maio, às 21h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

O documentário, filmado em Miranda do Douro, aborda o mirandês e a música tradicional de Miranda do Douro, sendo descrito pelo realizador como “um pequeno musical sobre uma terra e uma gente verdadeiramente extraordinárias no extremo norte de Portugal. Enquanto a língua for cantada este povo não morre”.
Em Anquanto La Lhéngua Fur Cantada a atriz Catarina Wallenstein atravessa o Planalto de Miranda, cantando músicas tradicionais daquela região acompanhadas pelo acordeão do músico Gabriel Gomes (Sétima Legião, Madredeus), seguidos pelo burro Atenor.


Na mesma sessão, será ainda exibida a curta-metragem Fome e Fartura, de Filomena Carvalho Sousa, onde elementos da tradição oral (romances, cantigas, poesia popular, episódios de vida e formas proverbiais), que a realizadora regista desde 2006, servem como base para este filme onde se fala de “fome e da fartura, da riqueza e da pobreza, das desiguldades e das injustiças sociais“.
O PANORAMA – 7ª Mostra do Documentário Português, organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário e pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, realiza-se de 3 a 11 de Maio, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e no Teatro do Bairro.

Fonte: C7nema