Edição de Lançamento

Muitas vezes me perguntaram o porquê desse nome, pois embora CAÇARELHOS seja uma palavra um bocado estranho, não é só uma palavra e tem um grande significado. Muita gente diz que, Caçarelhos pode ter tido origem num castro, localizado no sítio de Castrilhouços.

Cazarelhos (=) Casarelhos (=) Cassarelhos (=) Caçarelhos

Como reza a história, Casarelhos eram casas pequenas (semelhantes as dos castros). De facto é verdade que as casas típicas da aldeia são casas em construção granítica e pequenas, como figura a imagem.

Esta imagem encontra-se nos arquivos da “Torre do Tombo” em Lisboa e retrata as casas típicas transmontanas. Imagem que serviu de esboço para criação de um selo que circulou por todo o país, anos e anos na década dos anos noventa.

O que é certo é que as casas presentes na figura, pertencem à povoação de Caçarelhos. Basta chegar ao adro da igreja e olhar para as duas casas em frente à escadaria. Foi algo que me deixou bastante impressionado, pois não fosse uma das casas pertença dos meus avós paternos.
A aldeia apresenta monumentos únicos de construção granítica que os faz destacar em toda a região. É o caso da Capela de Santo Cristo; da Igreja Matriz; do Cruzeiro que sem dúvida, nunca vi nenhum tão belo e tão perfeito; Não foi ao acaso que Caçarelhos, foi a aldeia escolhida por Camilo Castelo Branco para criar a sua personagem que tinha por nome “Calisto Eloi de Silos e Benevides de Barbuda” da sua tão importante obra titulada por “A Queda de Um Anjo”. Na altura Caçarelhos pertencia ao concelho de Miranda do Douro e agora vem a dúvida das dúvidas, pois daqui surge uma outra versão da origem da aldeia. Segundo contam os antigos, no tempo em que se pagava o contributo ao rei, as terras de Miranda exigiram à povoação, que lhes fosse pago esse contributo caçando coelhos para eles. A resposta do povo foi “Que venham Caçar Ellos”. Uma vez que a aldeia fazia parte do conselho de Miranda do Douro, a lingua que se falava era o Mirandês, essa expressão no nosso português significa: “Que venham eles Caça-los”, sendo essa a razão de quando se fala de Caçarelhos, as pessoas dos outros povos dizem Caça-Conellos (Caça-Coelhos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *