Início > Artigos > Caçarelhos pode ter centro de multimédia e audiovisual para apoiar realizadores

Caçarelhos pode ter centro de multimédia e audiovisual para apoiar realizadores


DSC01126A antiga escola primária de Caçarelhos, no concelho de Vimioso, deverá transformar-se num centro de multimédia e audiovisual, com recursos tecnológicos destinados a apoiar os realizadores que queiram usar Trás-os-Montes como pano de fundo para a filmar documentários ou obras de ficção.
Miguel Nóvoa, da Associarte Cine, explica que no edifício uma das salas do edifício já tem equipamento de apoio à realização, mas o centro que se pretende criar deverá ter todas as condições para a produção cinematográfica.

 “Queremos melhoras as condições, como a criação de uma videoteca e biblioteca ligada ao audiovisual, melhorar ao nível do material técnico disponível e o espaço envolvente para criar condições para que os realizadores possam vir para realizar com qualidade os seus filmes de ficção na região”, salienta. O responsável da associação recorda que a região já serviu de inspiração para alguns filmes e espera que isso se possa repetir. Desde o dia 1 e até 10 de Agosto, em Caçarelhos, estão a participar num Campo de Voluntariado Internacional, dedicado ao cinema, 17 jovens europeus e também do México. O grupo está a realizar um filme documental sobre as tradições da região, recolhendo imagens e sons de Caçarelhos, que vão compor o retrato das vivências da aldeia. O vídeo final será visionado no último dia do campo de voluntariado e divulgado nas redes sociais. O projecto tem apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Junta de Freguesia de Caçarelhos e do Município de Vimioso. Escrito por Brigantia.